Amparo-PB, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

Prefeitura Municipal de Amparo - PBPrefeitura Municipal de Amparo - PB

É um prazer recebê-lo em nosso portal!

 

 

 

 

HISTÓRIA DA CIDADE

Endereço

História

A região era habitada primitivamente pelos índios sucurus. O povoamento iniciou-se a partir das fazendas de gado, na primeira metade do século XIX. O distrito foi criado em 18 de novembro de 1952, pela lei estadual 816 subordinado ao município de Sumé. A lei estadual nº 5984, de 29 de abril de 1994, criou o município de Amparo, que só foi instalado em 1 de janeiro de 1997. quem nasce em amparo é amparense.

Geografia

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população era estimada em 2.088 habitantes. Em 2016, sua estimativa populacional era de 2.229 habitantes.  Área territorial de 122 km².

O município está situado na unidade geo ambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação nativa predominante é a caatinga hiperxerófila com trechos de floresta caducifólia.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[7] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. As estação chuvosa é o verão.

Amparo encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba, na Região do Alto Paraíba. Tem como principais tributários os riachos da Jureminha, Cariri, dos Caboclos, do Boi, Soberba, Olho d’ Água, do Açude Novo e da Barroca, a maioria de regime intermitente. Conta com os açudes Escurinho e Pilões, com capacidade de acumulação de 13.000.000 m³, além da Lagoa do Meio.

O município produz feijão, milho, tomate, algodão, goiaba, manga e castanha de caju. Na pecuária, predomina a caprinocultura, além da criação de aves, ovinos e gado bovino.